Últimos Acontecimentos

Curta nosso Facebook

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mini Cientistas do Amanhã

Aluna admirando o aquário
As crianças do E.I.-21 do CIEP Brandão Monteiro, desde o início do ano, reclamavam de não ter o aquário igual ao do 2º ano. Como o 2º ano já estava vivenciando atividades relacionadas ao tema "AR" e não mais "SERES VIVOS", o 2º ano cedeu o aquário para que eles pudessem vivenciar também.
Tem sido muito relevante o aquário na educação infantil, pois aguçou a curiosidade das crianças, melhorou a capacidade de observação, despertou o interesse pelo tema, dentre outros.
Como estávamos no mês do folclore trabalhamos a música PEIXE VIVO, eles adoram a música sempre cantam perto do aquário baixinho. Eles dizem que estam cantando para o peixinho ficar calmo. 
Além disso, como tinham muitos 'porquês', fiz com eles uma lista de dúvidas (me segurei e não respondi nenhuma), para posteriormente eles mesmos tirarem suas próprias conclusões [Pedagogia de Projetos] .A escrita da palavra PEIXE foi algo que eles me cobraram que eu ensinasse. 
Mais alunos observando o aquário

Esse virou o nosso cantinho da BIODIVERSIDADE

Cartinha para o peixe!
 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RioEduca.net no ar - Como acessar meu e-mail do RioEduca

Segundo o próprio portal, o Rioeduca é para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria.
Como fazer para acessar meu e-mail do RioEduca.net?
Através do twitter, descobri com @rafaelparente e @prof_Drica que para acessar o seu novo e-mail, você deve entrar no portal do RioEduca e clicar em:
Clique na imagem para direcionar-se para o site após ler as instruções
Irá abrir essa página

No campo E-mail, digite o login que a direção da sua escola irá fornecer-lhe, no campo Senha, digite seu CPF sem pontos ou traço, e pronto!
Atualizado em 12 de setembro de 2011.

Montessori não é só Material Dourado - 31/08/2010: 140 anos de nascimento de Maria Montessori



No dia 31 de agosto de 2010, completa-se 140 anos do nascimento de uma das educadoras mas conhecidas por ter mudado os rumos da educação.
Uma das grandes contribuições que Montessori deixou à Educação das crianças, foi os materiais didáticos que construiu para estimular o raciocínio dos pequenos, entre eles, "o material dourado" usado nas aulas de matemática. Para Montessori " A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado, e depois se abster de interferir".
O método montessoriano consiste em deixar a criança livre dentro da sala de aula, sendo assim, pode sentar-se na cadeira, no chão, sosinha, em grupos, como quiser. Com material pedagógico em abundância, o pequeno pode escolher o de sua preferência. Montessori dizia que, "nas salas de aula tradicionais, as crianças ficavam iguais uma coleção de borboletas, cada uma presa em seu lugar".

Inspiração em: Blog Analfabeto

domingo, 29 de agosto de 2010

Vem aí mais um filme para reflexão "Complexo - universo paralelo"

Filme que retrata o Complexo do Alemão antes do PAC, com suas realidades e seu cotidiano.

Só de ver o trailer já reconheci locais e pessoas...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lança hoje o Filme "5X Favela, Agora por nós mesmos"



Esse filme pode proporcionar a nós professores, uma outra perspectiva sobre o cotidiano de boa parte de nossos educandos.

domingo, 22 de agosto de 2010

Imagens de folclore - Turma da Monica







Folclore: Série "Juro que Vi"



Conjunto de cinco desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro sobre lendas, mitos e personagens brasileiros. Os argumentos são adaptações de versões de histórias populares que abordam questões dos arquétipos universais.
O Curupira
Numa noite de lua cheia, no coração da floresta, aconteceu esta história. Um caçador e seu ajudante estavam em busca de aventura. O caçador desafiava as trevas e os mistérios da floresta com sua espingarda, caçando por esporte e para afirmar sua valentia. A lenda diz que o Curupira é o espírito guardião da floresta. Com seus pés para trás e cabelo vermelho, o Curupira não tolera abusos. Ele sempre pune aqueles que não respeitam a floresta. Uns dizem que é lenda, coisa do povo da roça, que tem muita superstição. Outros, não. Dizem que aconteceu de verdade. Quem esteve lá me contou esta história.  E diz: “juro que vi!”.
O BotoEsta história aconteceu às margens do Rio Amazonas. Um pescador e sua filha viviam num barco de pesca, numa rotina dura para o pai e sem graça para a adolescente. O único amigo que vinha alegrá-la com brincadeiras era o Boto Cor-de-Rosa. O que ela e o pescador não sabiam é que, ao cair da noite, uma divertida e surpreendente revolução estava para acontecer e mudar a rotina para sempre! Como é uma história de amor, não se sabe ao certo o que é verdade e o que é fantasia. Quem esteve lá me contou esta história. E diz: “juro que vi!”.
Iara
Esta história aconteceu no coração do Brasil, às margens de um grande rio. Um rio de riquezas. Desiludido com a ganância e a violência dos garimpeiros, Pedro foge para um recanto de paz e beleza em plena mata virgem. Ao ouvir um canto mágico, ele encontra Iara, a Mãe-D’água. Porém, a ganância sem limites do dono do garimpo é uma ameaça da qual ele não poderá fugir. Nesta história de amor, inocência e magia, ninguém pode dizer o que é verdade ou imaginação. Quem esteve lá me contou esta história. E diz: “juro que vi!”.
Matinta Perera
No interior do Brasil, reza a lenda que, quando Matinta Perera passa por um vilarejo e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa Matinta Perera, que se transforma em pássaro e abre o conhecimento sobre um mundo novo e maravilhoso.
Saci
Esta história aconteceu nas Minas Gerais, onde um fazendeiro há muito tempo abria caminhos em busca de algo esquecido. Porém, quando o Saci aparece, o caos se instala, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. A não ser que você seja uma criança... ou se transforme em uma.
Sugestão de atividades:
a) Converse com os alunos sobre outras lendas conhecidas e costumes brasileiros das diversas regiões do país e crie com eles um caderno ilustrado de lendas.
b) Enumere com a turma a naturalidade de cada criança e verifique se existem alunos vindos de outras cidades, outros estados, quem sabe até de outros países. Em caso positivo, converse sobre os costumes diferentes de cada região e deixe que os próprios alunos contem suas experiências e histórias sobre hábitos, brincadeiras, costumes, alimentação, clima, relevo de suas cidades de origem. As animações também possibilitam tratar da questão do meio ambiente e de sua preservação.


 Fonte: Multirio







segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A de Amor, A de Arco-íris, A de Amanhã...

O arco-íris que apareceu de manhã nos inspirou... 



As crianças já estavam exigindo de mim que 'ensinasse as letrinhas' desde antes do recesso. Esta semana já estava programado que iríamos construir um alfabetário. De manhã surgiu um lindo arco-íris e foi lindo conversar sobre o A e o arco-íris.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Comportamento leitor na Educação Infantil

As minhas crianças da Educação Infantil adoram histórias, gostam de ouvi-las e de contá-las. Esse livro é o "Era uma vez um lobo mau..." da Bia Villela. A Bia Villela é uma das autoras favoritas dos meus pequenos. 
O desenvolvimento das narrativas não é natural nas crianças, mas sim fruto da experiência socialmente construída, a partir do contato com a escuta e a produção de narrativas. Além de um vasto repertório de histórias, as crianças também podem desenvolver o que chamamos de “comportamentos leitores”.
As crianças podem ser incentivadas a utilizar elementos da  linguagem que se escreve no reconto de narrativas, recontar histórias de repetição e/ou acumulativas com apoio nos livros, preservando os elementos da linguagem que se escreve. Podem aprender a narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios e recontar histórias de repetição a partir das narrações do professor.

As minhas crianças da Educação Infantil adoram histórias, gostam de ouvi-las e de contá-las. Esse livro é o "Era uma vez um lobo mau..." da Bia Villela. A Bia Villela é uma das autoras favoritas dos meus pequenos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Projeto Mercadinho


Esse projeto ira gerar situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas que possibilitará que as crianças tenham uma maior interação social, o desenvolvimento a linguagem, a dramatização, a ampliação do raciocínio lógico matemático, entre outros. Além disso, a consciência de uma alimentação saudável e para um “consumo consciente”.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vivendo Valores: O feitiço vira contra o feiticeiro...

Na turma de 2° ano, iniciamos o "Vivendo Valores". Esse projeto proporciona que as crianças vivenciem valores, sentimentos, ponham-se no lugar do outro através de dinâmicas.
A primeira dinâmica que realizamos foi "O feitiço vira contra o feiticeiro...". Os alunos formaram duplas e cada um com o auxílio da educadora escreveum num papel o que deseja que o colega faça, uma tarefa. Terminada essa fase, a educadora pediu que refletissem se eles haviam pensado se o colega gostaria da tarefa escolhida, os sentimentos do colega, etc. Então, a educadora disse o nome da dinâmica para que eles percebecem que quem executar a tarefa é aquele que a escreveu. Isso possibilitou que chegassem a conclusão que não deveriamos desejar a outro o que não queremos para nós mesmos.
 
Back To Top
Copyright © 2014 Sala de Leitura . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates