Últimos Acontecimentos

Curta nosso Facebook

domingo, 22 de agosto de 2010

Folclore: Série "Juro que Vi"



Conjunto de cinco desenhos animados realizados em colaboração com alunos da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro sobre lendas, mitos e personagens brasileiros. Os argumentos são adaptações de versões de histórias populares que abordam questões dos arquétipos universais.
O Curupira
Numa noite de lua cheia, no coração da floresta, aconteceu esta história. Um caçador e seu ajudante estavam em busca de aventura. O caçador desafiava as trevas e os mistérios da floresta com sua espingarda, caçando por esporte e para afirmar sua valentia. A lenda diz que o Curupira é o espírito guardião da floresta. Com seus pés para trás e cabelo vermelho, o Curupira não tolera abusos. Ele sempre pune aqueles que não respeitam a floresta. Uns dizem que é lenda, coisa do povo da roça, que tem muita superstição. Outros, não. Dizem que aconteceu de verdade. Quem esteve lá me contou esta história.  E diz: “juro que vi!”.
O BotoEsta história aconteceu às margens do Rio Amazonas. Um pescador e sua filha viviam num barco de pesca, numa rotina dura para o pai e sem graça para a adolescente. O único amigo que vinha alegrá-la com brincadeiras era o Boto Cor-de-Rosa. O que ela e o pescador não sabiam é que, ao cair da noite, uma divertida e surpreendente revolução estava para acontecer e mudar a rotina para sempre! Como é uma história de amor, não se sabe ao certo o que é verdade e o que é fantasia. Quem esteve lá me contou esta história. E diz: “juro que vi!”.
Iara
Esta história aconteceu no coração do Brasil, às margens de um grande rio. Um rio de riquezas. Desiludido com a ganância e a violência dos garimpeiros, Pedro foge para um recanto de paz e beleza em plena mata virgem. Ao ouvir um canto mágico, ele encontra Iara, a Mãe-D’água. Porém, a ganância sem limites do dono do garimpo é uma ameaça da qual ele não poderá fugir. Nesta história de amor, inocência e magia, ninguém pode dizer o que é verdade ou imaginação. Quem esteve lá me contou esta história. E diz: “juro que vi!”.
Matinta Perera
No interior do Brasil, reza a lenda que, quando Matinta Perera passa por um vilarejo e não encontra oferendas, uma tragédia pode acontecer. Uma menina e seu gato acabam, por acaso, descobrindo os mistérios da bruxa Matinta Perera, que se transforma em pássaro e abre o conhecimento sobre um mundo novo e maravilhoso.
Saci
Esta história aconteceu nas Minas Gerais, onde um fazendeiro há muito tempo abria caminhos em busca de algo esquecido. Porém, quando o Saci aparece, o caos se instala, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. A não ser que você seja uma criança... ou se transforme em uma.
Sugestão de atividades:
a) Converse com os alunos sobre outras lendas conhecidas e costumes brasileiros das diversas regiões do país e crie com eles um caderno ilustrado de lendas.
b) Enumere com a turma a naturalidade de cada criança e verifique se existem alunos vindos de outras cidades, outros estados, quem sabe até de outros países. Em caso positivo, converse sobre os costumes diferentes de cada região e deixe que os próprios alunos contem suas experiências e histórias sobre hábitos, brincadeiras, costumes, alimentação, clima, relevo de suas cidades de origem. As animações também possibilitam tratar da questão do meio ambiente e de sua preservação.


 Fonte: Multirio







Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Sala de Leitura . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates