Últimos Acontecimentos

Curta nosso Facebook

sexta-feira, 1 de março de 2013

Contadores de Histórias: como trabalhar a escrita espontânea

Kemelly e Guilherme
Mais fotos no Blog Alunos da Laís
A escrita deve fazer parte do cotidiano das crianças em processo de alfabetização. A criança chega ao primeiro ano do ensino fundamental e na sua bagagem suas hipóteses e saberes acerca da escrita. As crianças leem através das representações gráficas, dos sons, das imagens, por isso é de suma importância que a criança realizem atividades de registros variados: nome deles, nome dos colegas, outros nomes significativos para ela (frutas, brincadeiras, história preferidas, etc).




Tais escritas são chamadas de espontâneas porque a criança escreve do seu modo, de acordo com a fase que se encontra  e não ainda de acordo com o código de escrita estabelecido. À medida que a criança escreve do seu jeito, ela perpassa  pelas diferentes fases do desenvolvimento infantil de forma linear e consecutiva. Através do conhecimento que vai sendo construído diariamente, pelas reflexões sobre as atividades que proporcionam a leitura e a escrita, a criança vai cada vez mais se aproximando da escrita convencional.

"Sendo assim, a criança precisa atuar como sujeito construtor da sua alfabetização, enfim, pelo contato diário e da sua ação sobre a escrita e pela oportunidade de vivenciar deferentes atos de leitura , a criança aprende a ler e a escrever.     Isso quer dizer que se a criança tiver oportunidade de vivenciar as diferentes fases da  escrita e se as atividades propostas estiverem de acordo com a fase que ela se encontra, ela construirá a sua escrita de forma significativa."
LOUZADA, Ana Maria. A apropriação da leitura e da escrita:  em busca do elo perdido. Pensamentos e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1994. 135p. 
Além disso, a escrita espontânea é utilizada para que o professor possa fazer o diagnóstico em qual fase de desenvolvimento da aquisição do código escrito a criança está, e para que ela possa construir hipóteses em torno da escrita de palavras e do sistema alfabético.


Atividade Realizada com os alunos




Nas fotos, as atividades no mural e dois alunos. Antes disso, contei um história e observamos coletivamente o que uma história contém: imagens, título, texto, nome do autor, etc. A atividade proposta foi que eles fossem os contadores de histórias. 

Share this:

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Sala de Leitura . Designed by OddThemes | Distributed By Gooyaabi Templates