Esta postagem tem como foco principal contribuir para o trabalho do professor alfabetizador, trazendo uma diretriz que facilite a prática pedagógica com ênfase no processo de alfabetização e letramento no Ciclo de Alfabetização. É importante lembrar que as sugestões aqui apresentadas terão a função de suporte sendo possível acrescentar às mesmas novas contribuições, uma vez que as atividades nesta fase não se esgotam e vão além da sala de aula.Para o professor que está iniciando seu trabalho com alfabetização e letramento e para aquele que ainda está um pouco perdido em relação a como começar esse processo com seus alunos, postarei uma série de matérias que poderão contribuir para que você possa se organizar de maneira a ter um trabalho de alfabetização e letramento bem sucedido.
É de extrema importância um planejamento bem elaborado para uma efetiva aprendizagem dos alunos, caso contrário, o processo de ensino aprendizagem poderá ficar comprometido. Esse planejamento, no entanto só terá significado se o professor souber para quem ele está planejando.
A principal e também a primeira tarefa para o professor alfabetizador ter sucesso no seu trabalho é conhecer seus alunos. Na primeira semana de aula é importante dedicar-se a uma acolhida dos alunos de maneira dinâmica, demonstrando alegria e entusiasmo. Veja mais sobre o planejamento para a primeira semana em Boas vinda Bem Planejadas.
São primeiras semanas do ano letivo que definem as relações dos alunos entre si e com o professor e dos alunos com o professor, por isso é fundamental que o alfabetizador proporcione um ambiente onde as relações sejam de respeito e diálogo.
Uma boa sugestão para gerar esse ambiente é a construção dos combinados da turma.
1. O professor pode usar como estratégia para montar os combinados a observação do comportamento e atitudes dos alunos desde o início das aulas.
2. Elaborar com a turma, através de uma roda de conversa, os combinados da turma. Essa atitude faz com que as crianças se sintam co-responsáveis pela elaboração.
3. Estimular os alunos a falar de assuntos que você observou que precisam estar nos combinados, por exemplo, “Vocês acham que podemos jogar papel no chão?”. De acordo com a resposta dos alunos você pode incluir ou não esta frase na lista de combinados.
4. Considerar todas as sugestões dos alunos é muito importante para que nenhum se sinta de fora da elaboração dos combinados.
5. Após todas as discussões a respeito dos combinados, construir com a turma um cartaz com os combinados e deixar exposto na sala de aula. É interessante afixar o cartaz numa altura acessível aos olhos dos alunos para que possam consultá-lo sempre que necessário.
Veja algumas sugestões de frases que podem ser sugeridas no momento da conversas com os alunos:

Após a elaboração dos combinados o professor alfabetizador já tem condição de iniciar de forma mais organizada o processo de alfabetização, pois os alunos já compreenderam as regras de convivência em sala de aula.
É importante lembrar que durante todo o processo de construção e elaboração dos combinados a alfabetização e o letramento os alunos já haviam iniciado, pois participaram das interações em sala de aula escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo opiniões nos debates com os colegas e professor, ou seja, desenvolveram capacidades para o desenvolvimento da oralidade, além das capacidades que contribuem para o domínio da escrita, da leitura e da produção de textos.
Para entender melhor estas capacidades dedicarei a próxima postagem para falar dos 05 eixos desenvolvidos pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. Esses 05 eixos têm o objetivo de “sistematizar e discriminar as capacidades mais relevantes a serem atingidas pelas crianças ao longo dos diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização, no contexto de um Ensino Fundamental de Nove Anos, proposto para o Estado de Minas Gerais.” (Coleção: Orientações para a Organização do Ciclo Inicial da Alfabetização, Caderno 2, pág. 7).
por, Ana Paula Patente